Brasil: Oportunidade de emprego para portugueses

No Brasil são formados todos os anos 30 mil engenheiros. No entanto, actualmente, necessitam de mais de 100 mil. Este deficit de engenheiros tem sido agravado com dois grandes acontecimentos desportivos que se avizinham, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Daí que estejam a surgir cada vez mais oportunidades de emprego para portugueses do outro lado do Atlântico.

A língua assim como as boas relações entre Portugal e o Brasil permitem que os portugueses tenham vantagens em relação às restantes nacionalidades. O embaixador de Portugal em Brasília tem estado activo com sucessivas reuniões com vista a acelerar o processo de exportação e aumentar o número de protocolos em diferentes áreas.

Numa altura em que o sector da construção encontra-se estagnado em Portugal, esta pode ser uma boa oportunidade para jovens engenheiros.

Actualmente estão a trabalhar no Brasil 1445 engenheiros portugueses (dados do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitectura e Agronomia), porém este número é maior porque existem muitos engenheiros que trabalham no Brasil mas não estão inscritos nesta entidade.

Depois de Angola será este o novo destino dos engenheiros civis portugueses?

Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] engenheiros civis portugueses trabalharem têm sido África e Europa de Leste. Porém, como já foi aqui abordado, o Brasil tem surgido como o novo destino dos portugueses. As empresas do norte da Europa […]

    Responder

  2. Posted by Luis Filipe on 05/28/2011 at 19:28

    Muito se fala no Brasil como destino feliz para os engenheiros portugueses. Eu próprio, desempregado há quase 6 meses, passei 3 meses a responder a anúncios de empresas brasileiras pedindo engenheiros civis. Respostas? Nem uma!!! Ciente que o assunto deve ser resolvido – ou pelo menos reconhecido – no terreno, comprei um bilhete de avião e passei uma semana no Brasil.
    Apenas consegui obter o CPF (nº de contribuinte) e mesmo assim, por ter lá familia e por poder dispor lá de um endereço!! De resto, a burocracia é no minimo dez vezes superior à de cá!!
    Um apelo: Algum colega e conterrâneo que esteja a trabalhar no Brasil, poderá dar-nos umas “dicas”?
    Agradecidos ficamos!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: